A aplicação de calcário na pastagem reduz acidez do solo e aumenta a disponibilidade de nutrientes que ajudam no crescimento das raízes.
A calagem dos pastos é uma prática de manejo fundamental para melhorar a qualidade dos solos naturalmente ácidos, característico em grande parte do Brasil.
O crescimento capim é prejudicado em condições de solo com baixo pH, teores baixos de cálcio e magnésio e elevados teores de alumínio.
Como ocorre a acidificação do solo?
O solo das pastagens possuem componentes básicos (cálcio, magnésio, potássio e sódio) e componentes ácidos (alumínio e o hidrogênio).
A acidificação do solo consiste na remoção dos componentes básicos pelas forrageiras e a substituição pelos componentes ácidos.
Quais os nutrientes fornecidos pelo calcário na pastagem?
A calagem fornece nutrientes como cálcio (Ca) e magnésio (Mg), além de outros componentes que reagem com o alumínio e o hidrogênio de tal maneira que eles deixam de ser tóxicos para as plantas.
Mesmo sem adição de fertilizantes, a calagem por si só pode produzir aumento na produção de forragem na ordem de 1,5 toneladas de matéria seca/ha.
Como a calagem ajuda no crescimento das raízes?
Hidrogênio e aluminio em altas concentrações impactam negativamente o crescimento das raízes, tornando-as mais grossas e curtas e diminui a capacidade de absorção de água e nutrientes.
O calcário ajuda na ação das bactérias benéficas ao solo, acelerando a decomposição de resíduos e de matéria orgânica, liberando nitrogênio e fósforo.
Qual o objetivo de reduzir a acidez do solo?
A aplicação de calcário na pastagem aumenta o pH do solo, diminuindo a acidez e o alumínio tóxico, impactando diretamente a qualidade do capim disponível para o gado.
A acidez do solo é resultado da concentração de hidrogênio e alumínio, tanto em estado sólido quanto líquido.